Altas histórias

 

 

 

O projeto “Altas – Histórias do Surfe em Santa Catarina” idealizado por Maurio Borges prevê a produção de um livro e de um documentário longa-metragem resgatando histórias e personagens marcantes no desenvolvimento do surfe em Santa Catarina.
 
Fui convidado a dirigir o documentário e com a produção do Maurio e imagens do amigo cinegrafista Antonio Zanella, gravamos uma primeira leva de entrevistas no mês de junho. Deste material surgiu este teaser com alguns dos pioneiros do surfe na região, utilizado para divulgar o projeto durante o evento Surfesta – realizado no inicio de dezembro e que homenageou grandes nomes do surfe em Santa Catarina desde os anos 70.
 
Pessoalmente, é sempre um prazer reencontrar pessoas como o shaper Machucho e conhecer pessoalmente figuras lendárias que conhecia apenas de nome, como o shaper Paulinho “Piu” e o organizador de eventos Bento Xavier. Completam a lista de entrevistados o baiano Jorge Hupsel e o gaúcho João Wallig, pioneiros na abertura de surf shops em Floripa.
 
A lista prevista de novos entrevistados é grande, mas é certo que figuras importantes acabarão ficando de fora da edição, algo inevitável num projeto dessa magnitude. Vale ressaltar ainda que produzir documentários de forma independente é um grande desafio no Brasil e espero que o projeto consiga alcançar os recursos financeiros necessários para podermos realizar novas gravações e viabilizar a obra da forma que ela merece.

Deixe uma resposta