Varando a arrebentação

Como usar a força da própria onda para passar por baixo dela.

Pode acreditar: conseguir varar uma onda ameaçadora na hora do sufoco pode ser tão emocionante quanto dropar. Mas como fazer para passar por baixo sem ser arrastado de volta até a areia?

Se você no pode vencê-la, junte-se a ela. Aproveitar-se da força da onda para passar por baixo dela é a maneira mais eficaz de varar a arrebentação. No se desespere quando o pico se armar bem sua frente. Um movimento simples, que requer apenas treinamento, pode salvar sua pele.

Segure firme nas bordas da prancha, afunde o bico e com seu pé ou seu joelho, pressione a rabeta. Use o peso de seu corpo para mergulhar junto com a prancha o máximo que conseguir, enquanto a onda passa por cima de você.

Quando sentir que ela já passou alivie o peso e direcione o bico de volta superfície. A força da onda que acabou de passar ajuda você voltar tona. No interrompa o movimento até ter certeza que a onda passou. Um relaxamento precoce pode fazer que você rode junto com o lip ou seja sugado pelo repuxo.

O importante é que o joelinho seja executado no tempo certo. Se você afundar muito antes da onda, voltará a superfície antes da onda passar por inteiro. Se afundar muito próximo, a espuma pode  te pegar e uma bela arrastada ser inevitável.

Posted in Sem categoria